Proteção Civil e poder local unem esforços para a capacitação da população na prevenção
O Serviço Municipal de Proteção Civil e as Juntas de Freguesia do concelho: Nazaré, Famalicão e Valado dos Frades, participaram, ontem, no Seminário sobre "Proteção Civil e o Patamar Local", que decorreu em Tomar.
“O papel das Juntas de Freguesia, pela sua proximidade e conhecimento das populações, é crucial. São os parceiros privilegiados e o pilar fundamental de uma Proteção Civil mais preparada e mais capacitada para uma maior prevenção, informação e resposta na proteção e socorro de pessoas, bens e ambiente”, refere o coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil da Nazaré, Mário Cerol.
A função das Juntas na proteção e preparação dos seus fregueses para a possibilidade de ocorrência de catástrofe, nomeadamente pela proximidade com a população, foi o foco do debate, dado o seu dever de “colaborar com os serviços municipais de proteção civil, no âmbito das suas atribuições e competências, próprias ou delegadas, designadamente através da promoção de ações de prevenção e avaliação de riscos e vulnerabilidades; sensibilização e informação pública; apoio à gestão de ocorrências”.
“A capacidade de resposta dos cidadãos que residem nos territórios é tanto maior quanto a sua organização, inventariação de recursos e identificação de necessidades, bem como na deteção e prevenção ou mitigação dos riscos de ocorrência e das vulnerabilidades resultantes da exposição das pessoas, animais e bens aos efeitos de fenómenos adversos”, daí a importância das Juntas de Freguesia enquanto parceiros dos Serviços Municipais de Proteção Civil no serviço prestado à sua população.