Receção aos participantes dos Programas de Voluntariado Jovem na Nazaré
A receção dos jovens que integram as três ações de voluntariado jovem, organizadas pelo Município da Nazaré, no âmbito programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas», lançado pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, aconteceu esta manhã, na praia.
A ação Ser Criativo visa a realização de atividades que permitam perceber a interação do mar com o Ser Humano, aproveitando o facto da Nazaré ser uma marca mundial, e analisar a sua situação e a importância de manter a sua zona costeira sustentável. A ação irá levar à análise, diagnóstico e soluções para os impactos que a ação humana tem tido no meio ambiente, de que resultará a elaboração de material informativo sobre a importância do ar no quotidiano de todos.
A Praia é nossa … o responsável és tu! é outra das ações, que irá decorrer até ao final do mês de julho, e apela ao sentido diferenciador que cada participante lhe pode conferir, mostrando a importância de valorizar e preservar o ecossistema.
A iniciativa pretende conhecer algumas espécies existentes na interface rochosa, distinguindo-se duas zonas, uma sujeita à ação das marés, encontrando-se periodicamente a descoberto (zona entre marés), e outra sujeita apenas aos salpicos da água; e fazer um levantamento de toda a área balnear do concelho da Nazaré. Após isso, será efetuada a identificação dos espaços de limpeza, por priorização.
De acordo com o projeto, pretende-se efetuar uma campanha de sensibilização, no areal da praia, colocando suportes de cinzeiros descartáveis em todas as entradas da praia, e distribuindo panfletos sobre a importância de não deixar beatas e lixo no areal.
Já a iniciativa “Ação e Segurança: juntos!” irá realizar ações de vigilância móvel, a pé ou em bicicleta, nas áreas definidas pelas entidades locais de coordenação para inventariação de áreas necessitadas de limpeza; criação e divulgação de flyers digitais bem como o desenvolvimento de ações de sensibilização para as boas práticas na segurança das pessoas.
Milton Estrelinha, adjunto da Presidência, esteve na sessão de receção dos jovens voluntários, a quem manifestou a satisfação pelo “elevado número de candidatos” a este programa, e pediu sentido de “compromisso e responsabilidade” na execução das tarefas.
Salvador Formiga, vereador com o pelouro do ambiente, elogiou o envolvimento de todos “na ação conjunta, com o Município, para a promoção de ações conducentes à limpeza e conservação dos ecossistemas”.
Através das várias iniciativas, lançadas a nível nacional, o IPDJ pretende promover a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas; sensibilizar as populações, prevenir contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, monitorizar e recuperar territórios afetados.
Em agosto serão realizadas novas ações de voluntariado para as quais os candidatos deverão formalizar as respetivas candidaturas, em: https://ipdj.gov.pt/voluntariado
Notícias relacionadas
-
Praias da Nazaré e do Salgado conservam galardão de Ouro atribuído pela Quercus
Praias da Nazaré e do Salgado conservam galardão de Ouro atribuído pela ...
10 Maio 2024 -
Centro Social de Famalicão recebe verba resultante de reciclagem de têxteis no concelho
Centro Social de Famalicão recebe verba resultante de reciclagem de têxteis ...
02 Fevereiro 2024 -
Município distinguido com menção honrosa do IPDJ por boas práticas voluntariado jovem
Município distinguido com menção honrosa do IPDJ por boas práticas ...
07 Dezembro 2023